'Fui tratada normal', diz transexual do ES que usou nome social no Enem - .
......
Ultimas Postagens
Siga Este Blog
......
'Fui tratada normal', diz transexual do ES que usou nome social no Enem

'Fui tratada normal', diz transexual do ES que usou nome social no Enem

Deborah contou que usou banheiro feminino e ficou em sala com mulheres.
Ela falou que achou a prova difícil, mas que gostou do tema da redação.







Uma das primeiras vitórias da transexual Deborah Sabará, de 35 anos, ocorreu neste último sábado (8) e domingo (9), no Espírito Santo. Ela realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) usando o nome social, e contou que não sofreu nenhum tipo de preconceito ou desconforto por isso. Pelo contrário, ela relatou que foi tratada de maneira "normal", a atitude que mais esperava. "Queremos ser tratados como qualquer outra pessoa. Fizeram eu me sentir bem, o que até me ajudou a ficar tranquila para a prova", disse.
A medida, inédita em 15 anos de Enem, deu aos transexuais o direito de serem tratados pelos gêneros e nomes que escolheram ter. Noventa a e cinco candidatos e candidatas transexuais que se inscreveram tiveram esse direito, esse ano. A mudança na política do exame aconteceu depois que diversos 'trans' reclamaram de episódios de constrangimento por não se parecerem mais com a foto no documento de identidade.